quinta-feira, 20 de março de 2008

Programa maiscinco

Se toma medicamentos deve estar informado. Nem todos os efeitos obtidos pela toma de medicamentos são benéficos. Muitos destes efeitos, designados por reacções adversas, são prejudiciais e tornam-se mais frequentes quando se tomam 5 ou mais medicamentos em simultâneo.

Sintomas como sonolência, cansaço e irritabilidade podem ser reacções adversas e, por isso, a ajuda médica é essencial para os relacionar com a terapia.
O programa MAISCINCO vai permitir que conheça melhor os medicamentos que toma. Para isso, disponibilizamos um site na Internet, http://www.maiscinco.com, uma linha telefónica especializada e consultas para revisões terapêuticas gerais. Estas consultas, que chamamos Consultas Verdes, são obtidas nas clínicas que aderiram ao programa maiscinco e nelas se revê toda a medicação. No nosso site, ou pelo telefone, indicamos a localização destas clínicas.
Para as Consultas Verdes é necessário levar toda a medicação que está a tomar, mesmo que não tenha sido prescrita por nenhum médico e que a sua venda seja livre. Também deve levar todos os suplementos nutricionais, chás ou produtos das medicinas alternativas. O médico ajusta os medicamentos de forma a evitar que o efeito de uns prejudique o efeito dos outros.
Depois destas consultas e com a colaboração de farmacêuticos, o doente recebe informações e ajuda sobre os medicamentos que o médico aconselhou, durante seis meses, sem qualquer custo.
O doente informado fica mais bem medicado!

Sem comentários: